ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA: EXPRESSÕES DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-COMPLEXA EM BIOLOGIA / SEMIOLINGUISTIC ANALYSIS OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS DISCOURSE: EXPRESSIONS OF A SYSTEMIC-COMPLEX APPROACH IN CELLULAR AND MOLECULAR BIOLOGY

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p03-25

Resumo

A Biologia Celular e Molecular é uma área de mais difícil compreensão devido à complexidade conceitual que essa área comporta e ao modo de ensino, geralmente amparado nos paradigmas da ciência cartesiana. Este trabalho busca interpretar como se dá a construção articulada dos conceitos em Biologia Celular e Molecular, a partir da análise das construções coletivas de trinta estudantes, sob uma abordagem sistêmico-complexa, o MoMuP-PE (Modelo das Múltiplas Perspectivas – Pernambuco). Utilizou-se a análise semiolinguística do discurso, a fim de compreender as transições entre os níveis de organização biológica e suas relações com as concepções paradigmáticas de ciência. Percebendo-se afinal, que os discentes relacionam o metabolismo de carboidratos com suas diversas rotas desde o nível molecular ao nível orgânico. E ainda, extrapolam essa relação com outras vias metabólicas quando solicitados. O modo de construção de conceitos dos estudantes é gradativo, amparado no vaivém dos pensamentos cartesiano e sistêmico.

 

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
ARAÚJO TORRES DE MELO MOUL, Renato; GERMANO BEZERRA DE SÁ, Risonilta; DOS ANJOS CARNEIRO LEÃO, Ana Maria. ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DO DISCURSO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA: EXPRESSÕES DE UMA ABORDAGEM SISTÊMICO-COMPLEXA EM BIOLOGIA / SEMIOLINGUISTIC ANALYSIS OF THE UNDERGRADUATES STUDENTS DISCOURSE: EXPRESSIONS OF A SYSTEMIC-COMPLEX APPROACH IN CELLULAR AND MOLECULAR BIOLOGY. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 03-25, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7703>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p03-25.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Biologia Celular e Molecular, Paradigmas, MoMuP-PE, Conceitos.