UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS): IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS (PMTU): IDENTIFYING TRENDS AND RESEARCH POSSIBILITIES

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p113-128

Resumo

Este estudo apresentar uma revisão sistemática da literatura sobre a implementação de práticas de pedagógicas relacionadas às Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) no desenvolvimento da aprendizagem significativa. A revisão bibliográfica teve como objetivo mapear e analisar os trabalhos relacionados a UEPS, identificando tendências e características das publicações e estudos sobre o tema, incluindo pesquisas indexadas em bases de dados nacionais e internacionais, indexados em bases de dados. Para análise do portfólio de pesquisa, utilizou-se o aporte metodológico da Methodi Ordinatio, que classificou 42 artigos por ordem de relevância, de acordo com o fator de impacto, ano de publicação e número de citações de cada trabalho. O material foi analisado em relação à área de conhecimento, nível de ensino e ano de publicação. Além disso, os estudos mais relevantes, de acordo com a metodologia adotada, foram detalhados com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre o assunto. Os resultados indicam que há predomínio nos estudos relacionados as UEPS e o ensino de física, envolvendo principalmente estudantes do Ensino Médio e do Ensino Médio. São escassos os trabalhos encontrados em alguuns níveis de ensino, por isso estudos futuros devem considerar a pesquisa sobre UEPS em diferentes áreas do conhecimento, envolvendo mais etapas da escolaridade.

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
SOUZA, Graziela Ferreira; PINHEIRO, Nilcéia Aparecida Maciel. UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS): IDENTIFICANDO TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES DE PESQUISA / POTENTIALLY MEANINGFUL TEACHING UNITS (PMTU): IDENTIFYING TRENDS AND RESEARCH POSSIBILITIES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 113-128, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7627>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p113-128.
Seção
Artigos

Palavras-chave

UEPS; Aprendizagem significativa; Ensino; Revisão de literatura.