MODELAGEM MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNING PROCESSES

  • Maria Rosana Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Ponta Grossa.
  • Jorge Henrique Gualandi Instituto Federal do Espírito Santo de Cachoeiro de Itapemirim
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p03-25

Resumo

Na literatura da modelagem matemática, há diferentes procedimentos (etapas ou possibilidades de abordagens) para desenvolvê-la e explorá-la no ensino de matemática. Este artigo tem como objetivo apresentar e evidenciar as essenciais possibilidades para os processos de ensino e aprendizagem de matemática, extraídos da literatura e de atividades de modelagem desenvolvidas em um curso de licenciatura em matemática. Metodologicamente, o estudo foi amparado por análises bibliográficas e práticas, pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e estudo de caso, utilizando materiais audiovisuais como o software Calc, o Excel, o Word e bibliotecas on-line. As coletas de dados derivaram-se da observação, da intervenção na pesquisa e dos dados analisados e extraídos de anotações, atividades feitas pelos sujeitos, consultas ao Ministério da Saúde, imagens, registros e questionários. Portanto, [...] Não consegui salvar o resumo inteiro aqui, pois apresentava erros no sistema on-line.
Publicado
Abr 1, 2021
Como citar
SOARES, Maria Rosana; JUNIOR, Guataçara dos Santos; GUALANDI, Jorge Henrique. MODELAGEM MATEMÁTICA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSIBILIDADES PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / MATHEMATICAL MODELING IN MATHEMATICAL EDUCATION: POSSIBILITIES FOR TEACHING AND LEARNING PROCESSES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 27, n. 1, p. 03-25, abr. 2021. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7612>. Acesso em: 03 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p03-25.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Matemática. Modelagem Matemática. Possibilidades. Processos de ensino e aprendizagem