JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR / DIDACTIC GAMES FOR THE TEACHING OF SCIENCES AND MATHEMATICS IN THE PEDAGOGICAL HOME CARE

  • Margarete Virgínia Gonçalves Silva Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá, SEED, Brasil. / Professor
  • Fabiana Roberta Gonçalves e Silva Hussein Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR - Campus Curitiba / Professor Titular
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Metodologia de Ensino. / Professor Titular
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p180-195

Resumo

Este trabalho é parte do estudo realizado com professores que atuam no programa de Atendimento Pedagógico Domiciliar da SEED de Curitiba – PR, discutindo suas concepções quanto à utilização de jogos didáticos no ensino e aprendizagem de conceitos científicos das disciplinas de Ciências Naturais e Matemática. Busca-se ainda evidenciar e problematizar a estratégia dos jogos didáticos como fator de contribuição para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e da autoestima do aluno-paciente, seriamente comprometida em função de sua doença. A produção e elaboração dos jogos foi artesanal. A metodologia da pesquisa e de análise de dados com os professores foi a de estudo de caso com enfoque qualitativo. Para os professores entrevistados, os jogos didáticos apresentam-se como uma boa estratégia de ensino, enriquecendo as aulas e proporcionando aos alunos nessa condição de APD uma oportunidade de aquisição do conhecimento de forma eficiente e também divertida.
Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
SILVA, Margarete Virgínia Gonçalves; HUSSEIN, Fabiana Roberta Gonçalves e Silva; MARQUES, Carlos Alberto. JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO DOMICILIAR / DIDACTIC GAMES FOR THE TEACHING OF SCIENCES AND MATHEMATICS IN THE PEDAGOGICAL HOME CARE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 180-195, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7523>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p180-195.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Jogos didáticos; atendimento pedagógico domiciliar; ensino de ciências.