RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO / PROBLEM-SOLVING: A PRACTICE PERFORMED BY MATH TEACHERS WITH HIGH SCHOOL STUDENTS

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p94-112

Resumo

Este estudo objetiva auxiliar professores de Matemática a fazerem uso da metodologia de resolução de problemas em suas aulas, desvinculado de conteúdos específicos. Para atingir o objetivo, foi realizado um estudo qualitativo, a partir do qual organizou-se um material pedagógico que foi experimentado e problematizado por sete professores com seus respectivos alunos do 1º ano do Ensino Médio de seis escolas públicas, do Vale do Taquari, RS. A partir dos relatos, escritos e falados dos professores sujeitos da pesquisa e da observação participante dos pesquisadores a algumas aulas, emergiram diferentes categorias.Como resultados, é possível destacar que os educadores apresentaram capacidade para inovar, mostrando que o apoio a partir de material concreto pode ser bastante significativo. Concluiu-se, também, que um profissional sozinho apresenta maior dificuldade em diversificar sua prática, porém, com pequenos incentivos é capaz de realizar inovações positivas que beneficiam a aprendizagem de seus alunos.

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
KLIEMANN, Geovana Luiza; DULLIUS, Maria Madalena. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA PRÁTICA REALIZADA POR PROFESSORES COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO / PROBLEM-SOLVING: A PRACTICE PERFORMED BY MATH TEACHERS WITH HIGH SCHOOL STUDENTS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 94-112, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7322>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p94-112.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Resolução de problemas; Produção de material didático; Prática desafiadora; Ensino Médio.