MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA / MOBILIZATION OF KNOWLEDGE OF GRADUATING IN MATHEMATICS: A CASE OF STATISTICAL TEACHING

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p61-77

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a análise da utilização de um caso de ensino de Estatística para identificar os conhecimentos mobilizados por 7 (sete) alunos do curso de Licenciatura em Matemática de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. Para a análise das respostas dos licenciandos utilizou-se quatro itens: 1) percebem a compreensão errônea do aluno; 2) compreendem a razão ou o porquê do aluno demonstrar essa concepção errônea; 3) realizam questões apropriadas para revelar a compreensão errônea do aluno; e 4) avaliam com critérios apropriados as repostas dos alunos. Os resultados encontrados evidenciam a potencialidade pedagógica de um caso de Estatística, o que oportunizou aos participantes a vivência de uma situação-pedagógica, contribuindo para a formação de uma base de conhecimento necessário para o ensino. 

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
DAMIN, Willian; SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; PEREIRA, Rudolph dos Santos Gomes. MOBILIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: UM CASO DE ENSINO DE ESTATÍSTICA / MOBILIZATION OF KNOWLEDGE OF GRADUATING IN MATHEMATICS: A CASE OF STATISTICAL TEACHING. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 61-77, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7298>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p61-77.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Estatística; Caso de ensino; Licenciatura em Matemática