EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA

  • Viviane Paula Martini Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Instituto Federal do Paraná (IFPR) http://orcid.org/0000-0003-0595-4455
  • Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77

Resumo

O presente artigo apresenta uma proposta formativa de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) a professores de química envolvendo um experimento investigativo de enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), abordando: a importância de se utilizar esse enfoque no Ensino de Química, a compreensão a respeito da suposta neutralidade da ciência e o papel da experimentação. A proposta articula práticas educativas que integram: experimento e conteúdo, espaço e tempo de atividade experimental, saberes populares e saberes formais ensinados na escola, aproximando os alunos de seu contexto social, ampliando a compreensão de laboratório. O trabalho está alicerçado em ideias de cidadania, na busca pela formação integral de educandos, a partir da formação de valores éticos e morais, que contribuem para a melhoria social e ambiental da comunidade em que estão inseridos.
Publicado
Nov 29, 2018
Como citar
MARTINI, Viviane Paula; MONTEIRO CASTILHO FOGGIATTO SILVEIRA, Rosemari. EXPERIMENTO INVESTIGATIVO A PARTIR DOS SABERES POPULARES EM UM ENFOQUE CTS: UMA PROPOSTA A PARTIR DO PROJETO DE EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 56-77, nov. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7290>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p56-77.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Saberes populares; Formação de Professores de Química