MATEMÁTICA FINANCEIRA E A TRANSCRIÇÃO PARA A LINGUAGEM MIDIÁTICA: ANÁLISE E CONTRIBUIÇÃO DO USO DO SOFTWARE CALC PARA O ENSINO MÉDIO / FINANCIAL MATHEMATICS AND THE TRANSCRIPTION FOR THE MIDIATIC LANGUAGE: ANALYSIS AND CONTRIBUTION OF THE CALC SOFTWARE USE FOR THE HIGH SCHOOL

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p46-60

Resumo

Ensinar conteúdos com o auxílio das tecnologias digitais requer práticas pedagógicas que venham a contribuir com as atividades habituais diárias do aluno. Desse modo, o objetivo geral é analisar a percepção dos alunos ao utilizarem o ensino da Matemática Financeira, conteúdos de Juros Simples e Composto, por meio do software Calc. Utilizou-se como abordagem metodológica, a pesquisa qualitativa  e as análises foram por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apresentaram que a promoção da inserção das tecnologias, em especial às planilhas eletrônicas contribui com o acesso universal à Educação e a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Essa contribuição abre novas áreas de conhecimento para os alunos e para o sistema educacional, assim, a busca  é pela contribuição do uso adequado dos recursos no apoio ao processo de ensino e da aprendizagem de modo a atender às necessidades educacionais atuais.

Publicado
Mai 29, 2019
Como citar
TEIXEIRA, Claudia Francisco Pelati; COELHO NETO, Joao. MATEMÁTICA FINANCEIRA E A TRANSCRIÇÃO PARA A LINGUAGEM MIDIÁTICA: ANÁLISE E CONTRIBUIÇÃO DO USO DO SOFTWARE CALC PARA O ENSINO MÉDIO / FINANCIAL MATHEMATICS AND THE TRANSCRIPTION FOR THE MIDIATIC LANGUAGE: ANALYSIS AND CONTRIBUTION OF THE CALC SOFTWARE USE FOR THE HIGH SCHOOL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 46-60, maio 2019. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7288>. Acesso em: 04 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n1p46-60.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Matemática Financeira; Software Calc; Ensino Médio.