MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-6347-7207
  • Cristiane Elise Reich Matioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42

Resumo

Tomando a relação a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como região de inquérito, realizamos uma metapesquisa orientada pela interrogação: O que se mostra da relação entre a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semióticas, nos artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática? A interrogação foi estabelecida a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da análise de conteúdo dos artigos publicados na Conferência de 2005 a 2017. Os resultados revelaram que as atividades de Modelagem favorecem não só a mobilização de diferentes registros de representação como transformações entre eles, notadamente, a conversão do registro gráfico para o algébrico, deveras incomum no contexto escolar
Publicado
Nov 29, 2018
Como citar
MUTTI, Gabriele de Sousa Lins; MATIOLI, Cristiane Elise Reich; KLÜBER, Tiago Emanuel. MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 21-42, nov. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7225>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Metapesquisa; Educação Matemática; Registros de Representação; Modelagem Matemática