ESTUDO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O CONCEITO DE VARIABILIDADE ESTATÍSTICA:UTILIZANDO 'PAPEL E LÁPIS' E O SOFTWARE 'R'”

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p20-41

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o entendimento de alunos da Educação Superior do conceito de variabilidade estatística utilizando a representação gráfica das distribuições de frequência e dos conceitos das medidas de tendência central e de dispersão. Foram utilizadas duas metodologias de ensino (“utilizando papel milimetrado e lápis” e “utilizando o software R”) em sequências didáticas para a apresentação dos conceitos básicos introdutórios de medidas que são necessárias para melhor entendimento da distribuição de frequência. Verificou-se que o uso do software foi aceito pelos participantes e que também é importante considerar o uso do papel e lápis na construção dos gráficos. Ao realizar comparações de dois ou mais conjuntos de dados e examinar seus gráficos na mesma escala permitiu especular de que forma esta variação explica os dados. O grau de compreensão dos participantes sobre a variabilidade convergiu para a maneira pela qual perceberam a distribuição de dados.

Publicado
Jul 2, 2018
Como citar
OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de; PEREIRA, Flávia Helena. ESTUDO DE PROPOSTAS DIDÁTICAS PARA O CONCEITO DE VARIABILIDADE ESTATÍSTICA:UTILIZANDO 'PAPEL E LÁPIS' E O SOFTWARE 'R'”. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 20-41, jul. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/7126>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p20-41.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Estatística; Variabilidade; Propostas Didáticas; Educação Superior.