ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÁLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

  • Graciele Alice Carvalho Adriano UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78

Resumo

Apresentamos o estudo a partir de um enxerto correspondente a pesquisa para dissertação do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação. A pesquisa foi em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau, participante do projeto de Escola Pública Integral - EPI. Pretendemos analisar um episódio de aprendizagem e desenvolvimento de crianças, a mediação docente e semiótica em um Clube de Ciências, no estudo sobre vulcões. Utilizamos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética (GOÉS, 2000). Nossa intenção consiste em analisar teoricamente  a partir da escola histórico cultural (VIGOTSKI, 2009; 2010), as videogravações realizadas durante a aula. A medida que as interações ocorriam sob a mediação da professora, percebeu-se ao analisar minuciosamente os diálogos e ações das crianças na videografia, indícios do desenvolvimento da ZDP.
Publicado
Dez 15, 2016
Como citar
ADRIANO, Graciele Alice Carvalho. ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÁLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Dynamis, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 63-78, dez. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6993>. Acesso em: 02 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Processo de ensino e aprendizagem. Mediação docente e semiótica. Zona de Desenvolvimento Proximal.