PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS

  • Cleiton Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Vaneza De Carli Tibulo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Cecília Pereira Santarosa Universidade Federal de Santa Maria
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p94-115

Resumo

A disciplina de Matemática nas escolas tem se tornado uma grande preocupação para todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem: alunos, pais e professores. O grau de dificuldade apresentado pelos alunos, bem como sua desmotivação, tem promovido a evasão escolar, ou aprendizagens mecânicas. Em termos cognitivos, este tipo de aprendizagem não resulta em atribuição de significados por parte dos alunos, além de não ficar retido na estrutura cognitiva por muito tempo. Diante deste contexto é apresentado neste trabalho um conjunto de atividades didáticas que vem auxiliado no ensino e aprendizagem da disciplina de Matemática na Seção de Apoio Pedagógico do Colégio Militar de Santa Maria.

Publicado
Jul 2, 2018
Como citar
TIBULO, Cleiton; TIBULO, Vaneza De Carli; SANTAROSA, Maria Cecília Pereira. PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA COM VISTAS À APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 94-115, jul. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6934>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p94-115.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Matemática; Aprendizagem Significativa; Práticas Escolares; Atividades Didáticas.