METODOLOGIA DE PROJETOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Martha Caputo Savino Santolia Cancela Maçumoto Universidade de São Paulo - Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências
  • Estaner Claro Romão Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena - Departamento de Ciências Básicas e Ambientais
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p43-55

Resumo

Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo das décadas. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, contextualizando em um cenário de exercícios dados em sala de aula. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da resolução do problema. Este projeto desenvolvido pelo 6º ano do Ensino Fundamental visou resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para um Asilo. A pergunta que direcionou a pesquisa foi: “Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?”. Durante o projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas, e ainda notou-se o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito.
Publicado
Nov 29, 2018
Como citar
MAÇUMOTO, Martha Caputo Savino Santolia Cancela; ROMÃO, Estaner Claro. METODOLOGIA DE PROJETOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 43-55, nov. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6896>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p43-55.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Metodologia de Projetos, Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Projetos, Problemas Reais.