ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

  • Micheli Bordoli Amestoy UFSM
  • Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto UFSM

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar a frequência com que os temas de maior interesse dos alunos do Ensino Médio aparecem nos Livros Didáticos (LD) de Biologia. Realizou-se uma pesquisa documental do tipo exploratória e descritiva com caráter quantitativo-qualitativo em 3 coleções de LDs de Biologia aprovadas no PNLD 2012. As análises nos LDs foram feitas a partir da Análise de Conteúdo. Para isso, os 8 itens de alto interesses dos alunos foram utilizados como categorias de análises em 9 LDs de Biologia. Os critérios para a escolha dos temas em análise foram elencados a partir da tese de doutoramento de Santos-Gouw (2013) a qual teve como objetivo investigar os assuntos de interesses de aprendizagem dos alunos de 15 anos. Os dados desta tese foram obtidos após a aplicação do instrumento The Relevance of Science Education (ROSE) em português – A Relevância do Ensino de Ciências. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 12, 2018
Como citar
AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO-NETO, Luiz Caldeira Brant de. ARTICULAÇÕES ENTRE O LIVRO DIDÁTICO DE BIOLOGIA E OS INTERESSES DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 90-105, abr. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6857>. Acesso em: 05 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Livro Didático. Ensino Médio. Currículo Escolar. Interesses dos alunos. Políticas Públicas.