ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

  • Caroline Resende Zago Instituto Federal Catarinense
  • Eduardo Augusto Werneck Ribeiro Instituto Federal Catarinense
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p95-111

Resumo

Na perspectiva da educação inclusiva a educação especial caracteriza-se como uma modalidade de ensino transversal a todos os níveis, etapas e modalidades. O objetivo do presente artigo é contextualizar a educação especial e o atendimento educacional especializado aos alunos que apresentam altas habilidades/superdotação, bem como na implementação de políticas institucionais do Instituto Federal Catarinense para garantir um sistema educacional inclusivo a esses estudantes. Serão abordados conceitos pertinentes a esta temática, dentre as quais se destacam: desenvolvimento humano, aprendizagem, identificação e contribuições da neurociência para educação, além de legislações específicas relativas a educação especial. Para assegurar educação inclusiva aos alunos com altas habilidades/superdotação são necessários percursos sistematizados de identificação e de intervenções nos processos de ensino aprendizagem, adequados as singularidades apresentadas por esses indivíduos; ações que requerem atuação e envolvimento de equipe interdisciplinar e trabalho contínuo entre os profissionais da instituição.

Publicado
Jan 28, 2018
Como citar
ZAGO, Caroline Resende; RIBEIRO, Eduardo Augusto Werneck. ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TÉCNICA E TECNOLÓGICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 95-111, jan. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6755>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p95-111.

Palavras-chave

Alto desempenho; atendimento especializado