UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p40-57

Resumo

O artigo analisou as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas por docentes de uma instituição de EPT. As metodologias foram: descritiva quanto aos objetivos; quantitativa em relação a sua natureza. A coleta de dados ocorreu por meio de survey. O instrumento de coleta de dados foi adaptado de López et al. (2011) que propõe dois modelos, um centrado no ensino e outro com foco na aprendizagem. Para a interpretação dos dados foram utilizadas a análise fatorial exploratória, estatística descritiva e análise de conteúdo. O estudo mostrou que a maioria dos docentes utilizam estratégias de ensino-aprendizagem centradas no aluno. A pesquisa também mostrou que o perfil docente está ligado à história e origem da Instituição e que os docentes das áreas exatas do conhecimento aplicam estratégias centradas no professor/ensino, enquanto os professores das áreas das ciências humanas optam pelas estratégias centradas no aluno/aprendizagem.
Publicado
Jan 28, 2018
Como citar
PLACIDO, Reginaldo Leandro; SCHONS, Manuir; SOUZA, Maria José Carvalho de. UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 1, p. 40-57, jan. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6754>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n1p40-57.

Palavras-chave

Gestão de Instituições de Ensino Superior; Estratégias de Ensino-aprendizagem; Educação Profissional e Tecnológica.