A DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NORMAL EM NÍVEL MÉDIO

  • Jacqueline Rossana Maria Zaions Secretaria do Estado da Educação do Paraná
  • Leonir Lorenzetti Universidade Federal do Paraná-UFPR

Resumo

O estudo objetivou analisar como se disseminam as práticas de Educação Ambiental nas ações de duas professoras formadoras e de oito formadas no curso de Formação de Docentes-Curso Normal, em nível médio, que foram suas alunas e cursam Pedagogia em distintas universidades. Trata-se de uma pesquisa exploratória,de natureza qualitativa, em que a pesquisa empírica foi desenvolvida a partir de entrevistas semiestruturadas. Na análise dos dados empregou-se a técnica da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2011). As três macrotendências político-pedagógicas de Layrargues e Lima (2011) foram adotadas como eixo estruturante para compor as categorias a priori: concepção conservacionista; concepção pragmática; concepção crítica. Foi constatado que as três macrotendências estão presentes tanto nas concepções quanto nas ações de EA das entrevistadas, considerando que tais ações são imbricadas em distintas formas de compreender a dimensão ambiental e suas inter-relações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Abr 12, 2018
Como citar
ZAIONS, Jacqueline Rossana Maria; LORENZETTI, Leonir. A DISSEMINAÇÃO DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES NORMAL EM NÍVEL MÉDIO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 71-89, abr. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6750>. Acesso em: 05 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p71-89.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Ambiental; Disseminação das Práticas; Formação Docente