PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO

  • Italo Gabriel Neide Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Wolmir José Böckel Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Rosilene Inês König Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Camila Haefliger Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari – UNIVATES
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p77-93

Resumo

Este relato objetiva apresentar resultados oriundos de uma  atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com alunos do 1º ano do E. M. O planejamento ocorreu entre uma professora de Matemática, integrantes da Pesquisa Tendências no Ensino e bolsistas. O grupo se reuniu durante dois meses. A prática de Modelagem Matemática foi planejada à luz dos passos de Burak e Aragão (2012). O papel da professora titular foi o de mediadora. Os resultados apontam que nem todos os alunos conseguiram realizar registros matemáticos. Entretanto, puderam-se observar tabelas, maquetes, gráficos, quadros e uma equação expressa. A prática revelou o quanto a exploração contribuiu no entendimento de aspectos relacionados à água. Os alunos afirmaram que foi relevante aprender matemática de forma contextualizada e que foram corresponsáveis pela sua aprendizagem. Ainda aludiram que desenvolveram a capacidade de colaborar com os colegas, trabalhando em pequenos grupos.

Publicado
Jul 2, 2018
Como citar
NEIDE, Italo Gabriel et al. PROBLEMATIZANDO EXPERIÊNCIAS DE MODELAGEM MATEMÁTICA DESENVOLVIDAS NO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 1, p. 77-93, jul. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6585>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p77-93.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

Modelagem Matemática. Ensino Médio Politécnico. Água.