ATIVIDADES DE ENSINO REALIZADAS NO MUSEU DE HISTÓRIA DO PANTANAL/MUHPAN E QUESTÕES INDÍGENAS

  • Ketylen Karyne Santos da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p39-53

Resumo

O presente estudo tem por finalidade refletir sobre as atividades educativas realizadas pelo Museu de História do Pantanal/ Muhpan, com ênfase para as atividades de ensino e cultura indígena. Assim, inicialmente são apresentadas discussões relativas às funções sociais dos museus e o que se entende por educação não-formal. Em seguida apresenta-se o histórico do Muhpan, como encontra-se organizado o seu circuito expositivo, com ênfase para informações sobre cultura indígena e atividades educativas realizadas pelo referido museu. Os resultados sugerem que o Muhpan deve ser visto como um portador de estratégias discursivas, transmissor de um conhecimento geral e não aprofundado da história indígena, porém o conhecimento transmitido no referido museu é capaz de servir de referência para a construção de novos saberes. 

Publicado
Abr 12, 2018
Como citar
SANTOS DA SILVA, Ketylen Karyne; PERES GONÇALVES, Josiane. ATIVIDADES DE ENSINO REALIZADAS NO MUSEU DE HISTÓRIA DO PANTANAL/MUHPAN E QUESTÕES INDÍGENAS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 39-53, abr. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6531>. Acesso em: 29 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p39-53.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Museu; Indígena; Pantanal, História.