ESTUDOS DO DISCURSO E DA TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

  • Bethania Medeiros Geremias Universidade Federal de Viçosa
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p54-70

Resumo

Nesse artigo, promovo um diálogo entre a Teoria Crítica da Tecnologia a Análise de Discurso com o intuito de problematizar interpretações deterministas, instrumentalistas e neutras que acompanham os debates sobre o campo de conhecimento tecnológico na Educação Ciência, Tecnologia e Sociedade. Considero que o diálogo proposto fornece subsídios para a produção de deslocamentos de sentidos e das práticas educativas e tecnológicas que visam formar pessoas para a vida social e laboral. Ao mesmo tempo, a metáfora de cidade, utilizada por Feenberg, se apresenta como uma possibilidade de transformação no ensino de ciências e/ou tecnologias, produzindo, em meu entendimento, uma ruptura como o modelo de escola-universidade concebido em uma perspectiva fabril. Com base nos debates aqui engendrados é possível pensar uma educação transformadora, na qual a metáfora da cidade, aplicada no âmbito educacional, possa instaurar novas dinâmicas nos processos de ensino-aprendizagem de ciências e/ou tecnologia, em nível médio/técnico ou superior.

Publicado
Abr 12, 2018
Como citar
GEREMIAS, Bethania Medeiros. ESTUDOS DO DISCURSO E DA TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS CRÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 54-70, abr. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6527>. Acesso em: 29 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p54-70.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Teoria Crítica da Tecnologia; Análise de Discurso; Educação CTS; Tecnologia