A FÍSICA APLICADA AO CORPO HUMANO: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p96-108

Resumo

O presente trabalho relata uma intervenção didática utilizando a relação entre a Física e o corpo humano por meio de aulas práticas, vídeos e demonstrações. Para tanto, utilizou-se materiais de baixo custo e/ou reciclados. Abordou-se temas como a biomecânica e a óptica da visão. O objetivo central foi trabalhar de forma interdisciplinar conteúdos de áreas aparentemente distintas, a fim de tornar o ensino-aprendizado mais significativo, contextualizado e se fundamentando pedagogicamente na teoria sociocultural de Vygotsky. Esta intervenção didática foi aplicada em uma turma de 2º ano do ensino médio, de uma escola estadual, da cidade de Ouro Preto/MG. Foi possível notar que, por meio da metodologia de projetos, a qual possibilita a prática interdisciplinar, houve uma maior interação e participação dos alunos.
Publicado
Nov 29, 2018
##submission.howToCite##
SOUSA, Fernanda Luíza de et al. A FÍSICA APLICADA AO CORPO HUMANO: UMA INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 24, n. 2, p. 96-108, nov. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6524>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p96-108.
Seção
Relatos de experiências

Palavras-chave

ensino de Física, interdisciplinaridade, corpo humano