FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA E DA EPISTEMOLOGIA DO SUL

  • Marinês Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cristiane Muenchen Universidade Federal de Santa Maria
  • Carlos Alberto Marques Universidade Federal de Santa Catarina
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Resumo

No presente trabalho discute-se sobre um curso de formação inicial a partir da reconstrução curricular estruturada mediante a abordagem temática no Ensino de Ciências da Natureza (CN), em quatro escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Santa Maria/RS. A discussão é feita partir de categorias estruturadas em uma pesquisa de mestrado, na qual participaram treze professores da área de CN e o material foi originado a partir de entrevistas semiestruturada com esses professores, o desenvolvimento da análise se deu a luz da Análise Textual Discursiva. Neste trabalho fazemos uma releitura da categoria “Formação inicial de professores: dificuldades no desenvolvimento de intervenções curriculares” refletindo sobre as várias proposições sinalizadas por professores que participaram dessas configurações curriculares, a partir da perspectiva teórica denominada Epistemologia do Sul.

Publicado
Abr 12, 2018
Como citar
FERREIRA, Marinês Verônica; MUENCHEN, Cristiane; MARQUES, Carlos Alberto. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIA DA NATUREZA A PARTIR DA ABORDAGEM TEMÁTICA E DA EPISTEMOLOGIA DO SUL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 23, n. 2, p. 3-17, abr. 2018. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6414>. Acesso em: 08 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p3-17.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Abordagem Temática. Estruturação curricular. Ensino médio. Epistemologia do Sul.