GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME OSMOSE JONES

  • Mônica Santos Cruz Professora da Escola Estadual Maria Carolina Campos (SEE-MG) e da Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (PMBH). Aluna do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia pela PUC Minas
  • Marcelo Diniz Monteiro de Barros Professor Adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Professor Colaborador da Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p35-51

Resumo

O tema “Ser humano e saúde” é um dos eixos centrais para a educação em ciências no ensino fundamental, determinado nos PCNs (1998). Contudo, no ensino deste tema, o professor encontra várias dificuldades uma vez que tem que lidar com muitos conceitos de difícil assimilação por parte dos alunos. O uso de recursos didáticos variados pode ser um auxílio para que o professor consiga trabalhar um pouco melhor este tema, além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. A proposta aqui é relatar a construção de um recurso pedagógico, chamado Guia do Educador a partir do filme Osmose Jones – uma aventura radical pelo corpo humano. Foram discriminadas atividades que o professor pode dispor em suas aulas diárias, como recursos complementares, tornando mais atraente o ensino e facilitando o estudo e conhecimento do corpo humano.

Publicado
Dez 15, 2016
Como citar
CRUZ, Mônica Santos; BARROS, Marcelo Diniz Monteiro de. GUIA DO EDUCADOR PARA O FILME OSMOSE JONES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 22, n. 2, p. 35-51, dez. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6162>. Acesso em: 27 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p35-51.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Recurso Pedagógico. Ensino do Corpo Humano.