A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE QUÍMICA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS INICIAIS

  • Aldo Sena de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Carolina Araújo da Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Anelise Maria Regiani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Bulegon Brondani Universidade Federal de Santa Catarina
  • Santiago Francisco Yunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduarda Giese Universidade Federal de Santa Catarina
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p45-58

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar a realização de uma Oficina de Química para Crianças, desenvolvida como parte da programação da Semana Nacional de Ciência Tecnologia (SNCT), sediada pela Universidade Federal de Santa Catarina-Centro de Blumenau (UFSC-BNU), no ano de 2016. As atividades desenvolvidas estão inseridas como parte de um projeto de pesquisa/extensão que visa a criação de um laboratório de química de crianças, na UFSC-BNU e criação de um ambiente temático denominado “Química e as Crianças” no Quimidex (UFSC-Florianópolis). As atividades foram desenvolvidas para crianças regularmente matriculadas na Escola Básica Municipal “Gustavo Richard” da cidade de Blumenau-SC. A utilização dos experimentos propostos bem como a abordagem de temáticas próprias da área de Química, ampliou a curiosidade das crianças, viabilizando a exploração de seu entorno e o exercício de descobrir e (re) inventar seus modos imagéticos, como importantes aspectos para formação cognitiva e social.

Publicado
Mai 15, 2017
##submission.howToCite##
OLIVEIRA, Aldo Sena de et al. A EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E O ENSINO DE QUÍMICA PARA CRIANÇAS: APONTAMENTOS INICIAIS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 22, n. 1, p. 45-58, maio 2017. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6088>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n1p45-58.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Experimentação; Cognição; Socialização; Química; Crianças.