O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO

  • joyce ribeiro Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Silva Beltrame UDESC
  • Vanessa Herber UDESC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n2p38%20-%2043

Resumo

A escola influencia o desenvolvimento social e da personalidade pelo fato de ser um ambiente em que ocorrem significativas experiências cognitivas e sociais. O objetivo deste estudo foi analisar a socialização de uma criança com Síndrome de Down (SD) matriculada em escola regular de São José – SC. Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa do tipo estudo de caso. Foram participantes desta pesquisa, a professora e 20 alunos do 3º. Período, sendo um destes com de SD. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadosa uma entrevista semi-estruturada e teste sociométrico. A partir da avaliação do teste sociométrico pode-se constatar que o sujeito com SD foi escolhido como primeira escolha lúdica apenas por um colega, com o qual, segundo relato da professora o sujeito mantém uma relação próxima durante o período que passa na escola, portanto, na primeira escolha lúdica o sujeito encontrava-se na linha média da sociometria enquanto na segunda escolha lúdica e escolhas afetivas o sujeito encontrava-se no limite inferior. Não se observou, portanto, a formação de uma díade primária, no entanto, segundo relato da professora o aluno em questão estabelece díades de observação e de atividade conjunta tanto com a professora quanto com os colegas. Conclui-se que o sujeito em estudo encontra-se em processo de socialização, pois, apesar de apresentar-se em limites inferiores na sociometria encontra-se envolvido em díades o que nos faz inferir o fato do processo inclusivo ser favorecer a convivência em comunidade e para a inserção social de pessoas com necessidades educacionais especiais.
Publicado
Jun 1, 2010
Como citar
RIBEIRO, joyce; BELTRAME, Thais Silva; HERBER, Vanessa. O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE UMA CRIANÇA COM SINDROME DE DOWN NO SISTEMA REGULAR DE ENSINO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 38 - 43, jun. 2010. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/584>. Acesso em: 09 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2009v15n2p38 - 43.
Seção
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Palavras-chave

socialização, inclusão, síndrome de Down