AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

  • Angelisa Benetti Clebsch Instituto Federal Catarinense - Rio do Sul
  • José de Pinho Alves Filho Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O trabalho tem por objetivo reunir comentários acerca de publicações referentes à PCC, organizados a partir da apreciação de teses e eventos da área de Educação e Ensino de Ciências, publicados de 2004 a 2015. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: como a PCC tem sido abordada em publicações acadêmicas? Os trabalhos foram submetidos a uma análise documental desenvolvida de acordo com as categorias: questionamentos, possibilidades e desafios. Os resultados apontam que as pesquisas estiveram centradas nas dúvidas sobre o que seria a PCC e na reestruturação dos currículos, seguidas de análises das configurações dos cursos. Além de reunir diferentes possibilidades de organização do componente curricular investigado e apresentar uma contextualização legal, a pesquisa revela que há falta de preparo dos formadores que ministram disciplinas que contemplam PCC. Além disso, que há ainda um distanciamento entre o campo de atuação e o campo de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 26, 2016
Como citar
CLEBSCH, Angelisa Benetti; ALVES FILHO, José de Pinho. AS POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR EM CURRÍCULOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 53-68, set. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5199>. Acesso em: 05 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p53-68.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino; Ciências; Física