ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS

  • Marinês Verônica Ferreira Universidade Federal de Santa Maria
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos a partir de estudo efetuado nos Projetos Pedagógicos das Escolas Estaduais de Ensino Médio de Santa Maria-RS. Investigou-se, a estruturação curricular do Ensino Médio, a tessitura dos currículos, verificando se os mesmos abordam o trabalho na perspectiva de temas geradores, ou seja, da Abordagem Temática Freireana (ATF). Utilizando a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, foi possível perceber que duas escolas estruturam o currículo a partir de temas, porém, não pode ser afirmado se realmente está em consonância ATF pela formaexposta noPPda escolhas dos temas. Em contrapartida, destaca-se o avanço curricular destas escolas, uma vez que se percebeque refletem sobre que aluno que querem formar e qual sociedade desejam. Assim como demonstram estarem preocupadas em desenvolver um aluno o capaz de analisar o seu papel enquanto cidadão.
Publicado
Set 26, 2016
Como citar
FERREIRA, Marinês Verônica. ABORDAGEM TEMÁTICA FREIREANA: UM OLHAR SOBRE OS PROJETOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO DE SANTA MARIA-RS. Revista Dynamis, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 16-25, set. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5193>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p16-25.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Abordagem Temática Freireana, Projetos Pedagógicos, Currículo, Escola