ALÉM DO QUARTO DO HOSPITAL: APRENDENDO CIÊNCIAS EM UMA CLASSE HOSPITALAR

  • Daniela Tomio FURB
  • Michele Francine Muniz Andrade Universidade Regional de Blumenau
  • Patrícia Leopoldo da Silva Oliveira Universidade Regional de Blumenau
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p20-28

Resumo

Em tempos em que, na construção da cidadania, é preciso incorporar no universo cultural a ciência e a tecnologia como atividades sociais, o ensino na modalidade pedagogia hospitalar representa um desafio também para o professor de ciências. Com base nesse pressuposto, relata-se uma prática de ensino de ciências desenvolvida em uma classe hospitalar. Esta é uma modalidade de educação, regulamentada pelo Ministério da Educação, que assiste estudantes na impossibilidade de frequência à escola, durante o período sob tratamento de saúde.  Diante disso, apresenta-se uma experiência desenvolvida em um hospital de Blumenau/SC que consistiu no trabalho com um grupo de adolescentes internados a partir do tema “sistema esquelético e as fraturas”. Foram desenvolvidas atividades relacionando as histórias de vidas dos estudantes, conhecimentos científicos e tecnológicos e uma forma de socialização dos trabalhos para além do quarto de hospital.

 

Publicado
Nov 11, 2015
Como citar
TOMIO, Daniela; ANDRADE, Michele Francine Muniz; OLIVEIRA, Patrícia Leopoldo da Silva. ALÉM DO QUARTO DO HOSPITAL: APRENDENDO CIÊNCIAS EM UMA CLASSE HOSPITALAR. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 20-28, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5146>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p20-28.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino de Ciências. Ciência-Tecnologia-Sociedade. Classe Hospitalar