SABERES DA NATUREZA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O COTIDIANO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Aline Rogerio Universidade Regional de Blumenau
  • Edson Schroeder Universidade Regional de Blumenau
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p3-19

Resumo

Apresentamos uma investigação feita em um Centro de Educação Infantil que consistiu em entrevista com quatro professoras e a coleta de registros no “Livro da Vida” e Projeto Pedagógico. Era objetivo descrever o planejamento das atividades e identificar linguagens utilizadas na abordagem sobre saberes da natureza. Como metodologia de análise utilizamos a Análise do Conteúdo a partir de categorias definidas a priori. O planejamento referencia-se nos saberes cotidianos das crianças, associados à curiosidade e as atividades mobilizam o interesse coletivo, investigação, contato com a natureza e registros. Valoriza-se sensibilização e respeito pela vida por intermédio das diferentes linguagens. 

Publicado
Nov 11, 2015
Como citar
ROGERIO, Aline; SCHROEDER, Edson. SABERES DA NATUREZA E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: O COTIDIANO DE UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 3-19, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5145>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p3-19.
Seção
Artigos