JOGOS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

  • Claudimara da Silva Pfiffer Universidade Regional de Blumenau
  • Tânia Baier Universidade Regional de Blumenau
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p3-16

Resumo

Neste artigo, são apresentadas as possibilidades pedagógicas dos jogos, um recurso didático para o estudo da matemática, no ensino fundamental, sendo destacado o papel do professor como organizador e observador das ações realizadas pelas crianças durante as partidas. Trazendo o lúdico para a sala de aula, os jogos promovem: a sociabilidade e a interação entre estudantes e professor, a oportunidade de tomada de decisões e o desenvolvimento da autonomia. Jogos contribuem para que cada estudante conheça seus limites, possibilitam o exercício de concentração e do controle da ansiedade e podem estimular a prática do cálculo mental. Erros cometidos durante a realização de jogos são mais facilmente superados do que aqueles escritos em avaliações. Vencer um jogo demanda seguimento de regras e respeito aos colegas: atitudes exigidas no convívio social. 

Publicado
Nov 4, 2015
Como citar
DA SILVA PFIFFER, Claudimara; BAIER, Tânia. JOGOS PARA O ESTUDO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 3-16, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/5120>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p3-16.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Jogos. Ensino Fundamental. Matemática.