A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ

  • Guataçara dos Santos Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Maria Rosana Soares Universidade Tecnológica Federal do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46

Resumo

A modelagem matemática como disciplina é essencial para que se contribua com a formação qualificada dos futuros professores de Matemática. Assim, objetivou-se analisar as faculdades/universidades do estado do Paraná que oferecem a disciplina de modelagem matemática inserida na matriz curricular nos cursos de Licenciatura em Matemática. O presente estudo desenvolveu-se à luz da pesquisa qualitativa, no qual a coleta de dados se deu por meio da observação e análise do material obtido nos endereços eletrônicos das instituições de ensino superior cadastradas no “e-mec”[1]. Os resultados apontaram que a maioria dessas faculdades/universidades não insere a modelagem matemática na matriz curricular do curso mencionado. Logo, diversos licenciandos poderão não obter uma preparação para trabalhá-la no ensino e terem dificuldades para reconhecer sua importância no ensino e aprendizagem de Matemática.

 

 
Publicado
Nov 11, 2015
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SANTOS JUNIOR, Guataçara dos; SOARES, Maria Rosana. A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO ESTADO DO PARANÁ. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 29-46, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4201>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p29-46.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Educação Matemática; Modelagem Matemática; Licenciatura em Matemática.