Primeiros passos na álgebra: conceitos elementares e atividades pedagógicas

  • Janaína Poffo Possamai Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)
  • Tania Baier Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p72-86

Resumo

Visando refletir sobre o ensino de álgebra nos anos finais do ensino fundamental, neste trabalho, inicialmente são discutidas as diversas concepções de álgebra que se relacionam com diferentes entendimentos de variável. São focadas as dificuldades encontradas pelos estudantes no entendimento do conceito de variável e na tradução de situações escritas na linguagem usual para a linguagem algébrica. A coleta de dados foi realizada por meio de questões, envolvendo conteúdos matemáticos, organizadas seguindo como fio condutor as pesquisas de Lochhead e Mestre (1995). As atividades foram organizadas seguindo as etapas da construção histórica da álgebra, do retórico à simbolização. Neste texto são descritas as atividades realizadas e apresentadas as análises qualitativa e estatística. São tecidas considerações finais, com sugestões e recomendações destinadas aos professores que visam contribuir para a superação das dificuldades encontradas por estudantes no entendimento dos conceitos fundamentais da álgebra da educação básica.

Publicado
Dez 1, 2013
Como citar
POSSAMAI, Janaína Poffo; BAIER, Tania. Primeiros passos na álgebra: conceitos elementares e atividades pedagógicas. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 72-86, dez. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4177>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p72-86.

Palavras-chave

Álgebra; Ensino; Metodologia