Construção de uma sequência didática para aplicação de conhecimentos acerca de geometria esférica e hiperbólica: produto educacional

  • Wanderley Pivatto Brum Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)
  • Elcio Schuhmacher Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação: Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática Rua Antônio da Veiga, 140, Victor Konder, 89012-900 - Blumenau (SC)
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p62-71

Resumo

A pesquisa realizada sobre os conceitos de Geometria Esférica e Hiperbólica no Ensino Médio, por meio de uma sequência didática, gerou um produto educacional.  O produto educacional encontra-se dividido em três partes. Na primeira, foi elaborado um conjunto de atividades para identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o tema. Na segunda, encontra-se a sequência didática desenvolvida durante a pesquisa, e por fim, é comentado o conjunto de atividades para identificar se os estudantes compreenderam conceitos elementares de Geometria Esférica e Hiperbólica. Após a sequência didática, foi observado no pós-teste que, a maioria dos estudantes apresentou desempenho satisfatório, conseguindo assimilar, diferenciar e reconciliar conceitos de Geometria Euclidiana, Esférica e Hiperbólica.

Publicado
Dez 1, 2013
Como citar
BRUM, Wanderley Pivatto; SCHUHMACHER, Elcio. Construção de uma sequência didática para aplicação de conhecimentos acerca de geometria esférica e hiperbólica: produto educacional. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 62-71, dez. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4176>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p62-71.

Palavras-chave

Produto Educacional; Sequência Didática; Ensino de Matemática; Geometria Esférica e Hiperbólica