Construção de um instrumento para identificação de barreiras existentes no uso da tecnologia da informação e comunicação na prática docente

  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
  • José de Pinho Alves Filho PPGECT - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p46-61

Resumo

A Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC vem sendo apresentada como um novo domínio da ciência, seu  intercambio entre diferentes saberes propicia possibilidades reais para o Ensino se concebida na integração curricular nas práticas em sala de aula. Os professores reconhecem o valor da TIC na educação, mas experimentam dificuldades com o processo de adoção dessas tecnologias, é uma minoria que faz uso no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo desta investigação é relatar e classificar o aparecimento de barreiras existentes, quando da inserção das TIC no Ensino de Ciências. A hipótese desta pesquisa é que barreiras percebidas no processo de integração da TIC em sala de aula possam ser interpretadas a partir dos obstáculos epistemológicos percebidos por Bachelard e obstáculos didáticos de Brousseau. Acredita-se que se conhecendo a gênese dos obstáculos, que frustram e impedem o uso da TIC na prática docente, será possível a definição de estratégias de compreensão e superação destes obstáculos. Neste artigo é apresentado o referencial teórico e a metodologia de desenvolvimento da investigação que procura dar respostas as hipóteses propostas na pesquisa.

Publicado
Dez 1, 2013
Como citar
SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho. Construção de um instrumento para identificação de barreiras existentes no uso da tecnologia da informação e comunicação na prática docente. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 46-61, dez. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4175>. Acesso em: 28 nov. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p46-61.

Palavras-chave

Tecnologia da Informação e Comunicação; Obstáculos Epistemológicos; Obstáculos Didáticos; Ensino de Ciências