Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo

  • Selma dos Santos Rosa Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • José André Peres Angotti Programa de pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45

Resumo

Este artigo constitui-se na descrição das trilhas metodológicas de uma investigação de doutorado em andamento. Reflete-se sobre como uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada na análise de conteúdo, na revisão bibliográfica e no estudo de caso coletivo, contribui para caracterizar Modelos Pedagógicos de Educação a Distância (EaD) de nível superior. Para tal, se considerou promissor desenvolve-la à luz do significado da experiência educacional vivida por docentes, em suas próprias realidades. Na base ontológica, predomina a construção do conhecimento a partir da experiência desses sujeitos, cujo resultado constituiu a essência dos dados empíricos. Selecionaram-se 3 unidades de análise e 2 cursos de áreas diferentes com a proposição de caracterizar Modelos de EaD brasileiros, e também uma unidade de análise portuguesa com a proposição de buscar contribuições externas. Nas considerações finais enfatiza-se as limitações e as possibilidades que emergiram ao longo da pesquisa, no que tange a metodologia utilizada.
Publicado
Dez 1, 2013
Como citar
ROSA, Selma dos Santos; ANGOTTI, José André Peres. Caracterização de modelos pedagógicos de educação superior a distância: um estudo de caso coletivo. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 35-45, dez. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4174>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p35-45.

Palavras-chave

Modelos de Educação a Distância; Estudo de caso coletivo; Metodologia de pesquisa