A construção dos saberes escolares a partir da aula passeio

  • Kátia Girardi Dallabona Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM/FURB
  • Edson Schroeder Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática - PPGECIM/FURB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p3-19

Resumo

O artigo tem por objetivo principal apresentar uma análise sobre a importância da aula passeio na construção do conhecimento científico para o estudo das formigas, a partir de uma pesquisa-ação que aconteceu em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na cidade de Timbó/SC. Os sujeitos foram 20 crianças cursando o segundo ano do ensino fundamental e a professora regente. Para a coleta de dados utilizou-se registro no diário de planejamento, diálogos obtidos através de gravações, fotos e as produções escolares das crianças. Com o intuito de aprofundarmos nossos conhecimentos sobre os processos de construção dos saberes escolares pelas crianças, utilizamos Vigotski como principal aporte teórico para as reflexões. O uso da Sequência Didática, baseada na aula passeio, possibilitou que as crianças se tornassem mais interessadas pelo estudo, aspecto que contribuiu diretamente sobre a aprendizagem e o desenvolvimento, possibilitando a autonomia na construção do conhecimento científico.

Publicado
Mai 8, 2014
##submission.howToCite##
DALLABONA, Kátia Girardi; SCHROEDER, Edson. A construção dos saberes escolares a partir da aula passeio. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 2, p. 3-19, maio 2014. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/4164>. Acesso em: 26 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n2p3-19.

Palavras-chave

Aula Passeio; Ensino; Sequência Didática