EXPLORANDO A IDEIA DE ACASO NOS FENÔMENOS ALEATÓRIOS, A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO

  • Saulo Vargas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - IFSC
  • Geraldo Moretto Universidade Regional de Blumenau
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p47-56

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado, e seu objetivo é mostrar uma sequência de ensino que explore a ideia de acaso nos fenômenos aleatórios. Essa sequência de ensino é constituída de um questionário aberto para investigar como os alunos consideram o acaso nos eventos aleatórios e de quatro atividades para explorar a ideia de acaso em experimentos aleatórios. A sequência foi aplicada com alunos dos cursos superiores de Biologia e Medicina Veterinária. Com base nos resultados da sequência de ensino, constatou-se que houve uma melhora significativa na concepção dos alunos de como consideram o acaso nos fenômenos aleatórios.

Publicado
Nov 11, 2015
Como citar
VARGAS, Saulo; MORETTO, Geraldo. EXPLORANDO A IDEIA DE ACASO NOS FENÔMENOS ALEATÓRIOS, A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 47-56, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3992>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p47-56.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Ensino; Matemática