A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA.

  • Rudolph dos Santos Gomes Pereira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Willian Damin Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Armando Paulo da Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73

Resumo

Este artigo apresenta uma atividade cujo objetivo foi verificar a aprendizagem do conceito de função afim. Para tanto, descreve-se a atividade, na qual os alunos em seu desenvolvimento realizaram registros escritos acerca do conceito estudado, o que subsidiou a compreensão qualitativa da aprendizagem deste conceito por meio da análise de conteúdo de Bardin (2009). Ao analisar identificaram-se alguns problemas na aprendizagem do conceito de função afim, porém, o uso do software Geogebra possibilitou a construção do conhecimento pelos alunos, durante o processo de visualização, baseando-se em conceitos previamente aprendidos como também a modificação de outros apropriados de maneira incorreta. Verificou-se que a construção do conhecimento e a verificação da aprendizagem podem ser realizados com o auxílio das TIC, uma vez que estas constituem contexto e podem proporcionar o aprendizado da Matemática além de permitir a análise da prática docente.
Publicado
Nov 11, 2015
##submission.howToCite##
DOS SANTOS GOMES PEREIRA, Rudolph; DAMIN, Willian; DA SILVA, Armando Paulo. A APRENDIZAGEM DO CONCEITO DE FUNÇÃO AFIM COM O AUXÍLIO SOFTWARE GEOGEBRA.. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 57-73, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3923>. Acesso em: 24 out. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n2p57-73.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Tecnologia da informação e comunicação; Função afim; Aprendizagem da Matemática.