CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

  • Valéria Barbosa Veríssimo Professora de uma escola pública de Recife-PE.
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação sobre as concepções de estudantes de Química do ensino médio sobre as propriedades coligativas das soluções. Nesse sentido, a pesquisa contou com a participação de 12 alunos de uma escola pública. Eles responderam a oito questões que versavam sobre alguns aspectos das propriedades coligativas atrelados aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e questões atuais, como utilização de soro e de bebidas isotônicas, não utilização da água do mar para consumo humano. As respostas foram categorizadas em satisfatória, parcialmente satisfatória, insatisfatória e não respondeu. Os resultados mostraram lacunas cognitivas em relação aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e muitos deles não conseguiram relacionar as questões atuais supracitadas com as propriedades coligativas das soluções. Os resultados sugerem a necessidade de formulação de estratégias didáticas que promovam uma ampla discussão e aprendizagem em diferentes níveis de ensino deste conteúdo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Set 26, 2016
Como citar
VERÍSSIMO, Valéria Barbosa; CAMPOS, Angela Fernandes. CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 41-52, set. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3850>. Acesso em: 05 jun. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p41-52.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Concepções; propriedades coligativas das soluções; estudantes