CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES

  • Valéria Barbosa Veríssimo Professora de uma escola pública de Recife-PE.
  • Angela Fernandes Campos Universidade Federal Rural de Pernambuco
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p41-52

Resumo

Este estudo apresenta uma investigação sobre as concepções de estudantes de Química do ensino médio sobre as propriedades coligativas das soluções. Nesse sentido, a pesquisa contou com a participação de 12 alunos de uma escola pública. Eles responderam a oito questões que versavam sobre alguns aspectos das propriedades coligativas atrelados aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e questões atuais, como utilização de soro e de bebidas isotônicas, não utilização da água do mar para consumo humano. As respostas foram categorizadas em satisfatória, parcialmente satisfatória, insatisfatória e não respondeu. Os resultados mostraram lacunas cognitivas em relação aos conceitos forças intermoleculares, ligação química e muitos deles não conseguiram relacionar as questões atuais supracitadas com as propriedades coligativas das soluções. Os resultados sugerem a necessidade de formulação de estratégias didáticas que promovam uma ampla discussão e aprendizagem em diferentes níveis de ensino deste conteúdo.

Publicado
Set 26, 2016
Como citar
VERÍSSIMO, Valéria Barbosa; CAMPOS, Angela Fernandes. CONCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE AS PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 41-52, set. 2016. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3850>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n2p41-52.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Concepções; propriedades coligativas das soluções; estudantes