FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UM OLHAR PARA O CURSO DE LETRAS DA FURB EM SUA ATUAL GRADE CURRICULAR

  • Henriette Luise Steuck Universidade Regional de Blumenau
  • Otília Lizete de Oliveira Martins Universidade Regional de Blumenau

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da pesquisa realizada junto aos formandos do curso de Letras da FURB com o intuito de analisar como o ensino de língua materna vem sendo entendido no contexto escolar. Além disso, buscou-se desvelar o discurso que circula na universidade sobre o ensino de língua materna, verificando a concepção de linguagem que permeia o currículo e projeto político pedagógico de Letras, e ainda compreender a noção de letramento que permeia as pesquisas na área e seu alcance na comunidade acadêmica. São sujeitos da pesquisa os acadêmicos da sétima fase do curso de Letras (2007/I) que são também a primeira turma da grade curricular de 2004/I. Como instrumento de coleta de dados, optou-se pelo memorial sobre o percurso da graduação vivido dentro da universidade. Os dizeres dos sujeitos foram compreendidos à luz da teoria da enunciação cujo principal autor é Bakhtin. Os dados apontam para uma maior articulação entre teoria e prática uma vez que estes alunos iniciam o contato com a sala de aula mais cedo. Observou-se ainda uma maior coerência entre os professores do curso como também disciplinas bastante articuladas.

Palavras-chave: Estágio. Prática. Disciplinas. Saberes. Professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
Jan 23, 2008
Como citar
STEUCK, Henriette Luise; DE OLIVEIRA MARTINS, Otília Lizete. FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM SERVIÇO: UM OLHAR PARA O CURSO DE LETRAS DA FURB EM SUA ATUAL GRADE CURRICULAR. Revista Dynamis, [S.l.], v. 13, n. 1, p. 82-91, jan. 2008. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/375>. Acesso em: 29 mar. 2023. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2007v13n1p82-91.
Seção
Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes

Palavras-chave

Estágio; Prática; Disciplinas; Saberes; Professor.