A TIC nos Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas

  • Vera R. Niedersberg Schuhmacher Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina.
  • José de Pinho Alves Filho Programa de Pós graduação em Educação Científica e Tecnológica; Universidade Federal de Santa Catarina.
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p43-57

Resumo

O uso da Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC vem sendo divulgada como uma promessa no ensino. Os professores reconhecem seu valor na educação, mas experimentam dificuldades em seu processo de adoção. Sua integração curricular de forma criativa nas práticas docentes é ainda resultado de experiências isoladas de sucesso. O docente é visto neste cenário como o principal ator em termos de melhorar e potencializar o novo ambiente digital nas escolas. Neste artigo são apresentados os resultados da análise documental dos projetos político pedagógicos dos cursos de licenciatura em Física, Química, e Matemática. O objetivo da análise foi a investigação nos projetos da proposta de inserção curricular da TIC.  Para a interpretação dos dados foi utilizada a análise categorial,  construída a partir da dimensão “Inserção Curricular da TIC”  que incorpora as  categorias de análise “competências do licenciado”, “obstáculos no uso da TIC”  e a  “TIC curricular .

 

Publicado
Jul 8, 2013
Como citar
SCHUHMACHER, Vera R. Niedersberg; ALVES FILHO, José de Pinho. A TIC nos Projetos Político Pedagógicos das Licenciaturas. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 43-57, jul. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3745>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p43-57.
Seção
Artigos

Palavras-chave

projeto político pedagógico, tecnologia da informação e comunicação, inserção curricular.