Potencial social de articulação entre ensino médio e a engenharia articulação universidade e ensino médio: as potencialidades das geotecnologias e o conhecimento científico na escola

  • Tânia R. D. S. Pereira Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB
  • Fabiana S. Nascimento Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB
  • Inaiá Brandão Pereira Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB
  • Telma D. S. dos Anjos Universidade Do Estado Da Bahia - UNEB
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p29-35

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p29-35

Parece estar cada vez mais evidente a necessidade de promover ações de integração universidade-escola com o objetivo de derrubar as barreiras entre esses dois níveis de ensino e despertar vocações para as ciências exatas e a engenharia, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade do ensino médio e promovendo a familiarização da sociedade com a tecnologia. Propomos nesse artigo descrever uma experiência entre a Universidade e o ensino médio, tendo como objetivo possibilitar aos alunos desse nível de ensino da rede pública, a exploração das potencialidades das Geotecnologias (dimensão técnica e subjetiva), enfatizando a pesquisa como eixo gerador à formação      educacional e profissional desses sujeitos. A metodologia utilizada foi à abordagem qualitativa, tendo como estratégia metodológica a pesquisa de campo, onde foram incorporadas também visitações, cursos, palestras, encontros e oficinas.

Publicado
Dez 15, 2012
Como citar
PEREIRA, Tânia R. D. S. et al. Potencial social de articulação entre ensino médio e a engenharia articulação universidade e ensino médio: as potencialidades das geotecnologias e o conhecimento científico na escola. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 29-35, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3430>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p29-35.

Palavras-chave

Integração; Geotecnologias; Tecnologias; Educação