Petrofut: novos desafios para o engenheiro do futuro

  • Valquíria Villas-Boas Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • José Arthur Martins Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Odilon Giovannini Júnior Universidade de Caxias do Sul - UCS
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55

É possível despertar a curiosidade científica dos jovens por meio de propostas pedagógicas aplicadas fora do contexto escolar evitando, assim, a reprodução da informação das aulas tradicionais. O processo de ensino-aprendizagem através de oficinas interdisciplinares com uma estratégia inovadora pode ajudar no entendimento de conceitos científicos controversos, muitas vezes não discutidos em sala de aula e que têm importância fundamental para a formação de sujeitos críticos e conscientes. Este trabalho descreve as atividades desenvolvidas dentro do projeto UCS-PROMOPETRO: Novos Desafios para o Engenheiro do Futuro, também conhecido como PETROFUT, que promove a integração dos alunos de ensino médio com a universidade através de oficinas interativas e interdisciplinares nas áreas de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, elaborada à luz da estratégia Aprendizagem baseada na resolução de Problemas (PBL), visando estimulá-los a seguir as carreiras científicas e tecnológicas.

Publicado
Dez 15, 2012
Como citar
VILLAS-BOAS, Valquíria; MARTINS, José Arthur; GIOVANNINI JÚNIOR, Odilon. Petrofut: novos desafios para o engenheiro do futuro. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 45-55, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3429>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p45-55.

Palavras-chave

Interdisciplinaridade; Aprendizagem Baseada na resolução de Problemas; Ensino Médio