Estratégias de articulação na perspectiva da difusão dos saberes de engenharia no ensino médio

  • António André Chivanga Barros Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Clara Maria Furtado Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Griseldes Fredel Boos Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Simone Leal Schwertl Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Paulo Roberto Brandt Universidade Regional de Blumenau (FURB)
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Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p56-66

A conexão entre a universidade e escolas de ensino médio para desenvolver e cultivar a curiosidade pelas ciências, pelas engenharias e pela difusão do pensamento criativo entre os jovens foi a base para o desenvolvimento deste trabalho. Estimulado pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, através da FINEP – Financiadora de Estudos, um grupo de professores de quatro cursos de Engenharia da Universidade Regional de Blumenau – FURB, articulou  com escolas de Ensino Médio e elaboraram a proposta do projeto ENERBIO – Energia da Transformação. A execução deste projeto foi sustentada por ações  estratégicas do grupo e que possibilitaram diálogo entre o ensino tecnológico e médio na perspectiva da integração destes níveis de ensino mediante articulação intra e inter instituições do corpo docente e discente, visando à difusão da engenharia como área de conhecimento e de formação profissional capaz de atender as demandas da sociedade.

Publicado
Dez 15, 2012
Como citar
BARROS, António André Chivanga et al. Estratégias de articulação na perspectiva da difusão dos saberes de engenharia no ensino médio. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 2, p. 56-66, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3426>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n2p56-66.

Palavras-chave

Integração engenharia - ensino médio; Conexão de saberes; Formação docente