Análise da tranposição didática de um material de Ciências da Natureza elaborado para um curso de Pedagogia a Distância

  • Selma dos Santos Rosa UFSC
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p35-48

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p35-48

Neste estudo, a luz do conceito de Transposição Didática (TD), proposto por Chevallard (1991), apresentamos resultados da análise de dados obtidos a partir de textos extraídos do material didático da disciplina Conteúdos e Metodologias do Ensino de Ciências II, integrante do currículo do curso de Pedagogia a Distância de uma Universidade Brasileira.  Identificamos e avaliamos conteúdos referentes à Teoria do “Big Bang” e as noções sobre Espaço e Tempo para, em seguida, analisar como se estabelecem os processos de TD nos textos em que estes tópicos estão presentes. Dentre as contribuições por nós aspiradas, com este estudo, estão: (1) reflexões sobre a formação inicial de professores, com destaque aos cursos na modalidade a distância; (2) e instigar no processo de produção de materiais didáticos, um olhar epistemológico que conduza a didáticas que favoreçam os processos de ensino aprendizagem, bem como a qualidade destes.

Publicado
Dez 22, 2012
Como citar
ROSA, Selma dos Santos. Análise da tranposição didática de um material de Ciências da Natureza elaborado para um curso de Pedagogia a Distância. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 35-48, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3375>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p35-48.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Formação de Professores; Ensino de Ciências; Conceitos da Física; Transposição Didática; Educação a Distância.