Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional

  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Muryel Pyetro Vidmar Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Skrebsky Richter Universidade Federal de Santa Maria
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34

Resumo

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34

Apresentamos resultados parciais de ensino-pesquisa-ação mediado por ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Nossa preocupação consistiu na elaboração de material didático inovador e eficaz para a iniciação à docência dos físicos-educadores em formação inicial, primando pelo ensino-aprendizagem dos conceitos, leis e fenômenos físicos. Destacamos o papel aqui atribuído ao Wiki do Moodle, o qual permite a edição frequente e colaboração dos envolvidos. O processo produtivo-colaborativo, mediado pelo Wiki do Moodle, gerou atividades de estudo mediadas por hipermídia educacionais em Física compostas por hipertextos, imagens, animações e simulações. Enfatizamos a resolução dialógica de situações-problema de Física, valendo-se, para isto, de heurísticas propostas e mediação tecnológica-educacional livre e aberta (virtual e digital). Nossos resultados...

Publicado
Dez 19, 2012
Como citar
ABEGG, Ilse et al. Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional. Revista Dynamis, [S.l.], v. 18, n. 1, p. 21-34, dez. 2012. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3363>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34.
Seção
Artigos

Palavras-chave

ipermídia educacional; Colaboração no Ensino de Física; Wiki do Moodle