Leitura e interpretação de gráficos no Ensino Fundamental

  • Guataçara dos Santos Junior UTFPR- Campus Ponta Grossa
  • Danieli Walichinski
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p17-29

Resumo

Tendo em vista a necessidade da apropriação da linguagem estatística para a formação dos alunos, buscou-se desenvolver uma pesquisa com estudantes do terceiro ciclo do Ensino Fundamental, com a intenção de se verificar o desempenho dos mesmos diante de questões que envolvem leitura, interpretação e identificação dos tipos mais comuns de gráficos, a fim de se levantar discussões pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem de conteúdos estatísticos. A pesquisa foi aplicada pela pesquisadora a um total de 46 alunos do terceiro ciclo do Ensino Fundamental da rede pública estadual do município de Ponta Grossa – Paraná. Concluiu-se que apesar de parecer uma atividade de fácil entendimento, a leitura e a interpretação de gráficos constitui-se em uma atividade que apresenta certas dificuldades aos estudantes. Com isso, acredita-se que seja necessário promover mais atividades que envolvem leitura e interpretação de dados em sala de aula, com vistas à formação estatística dos alunos.

 

Publicado
Jul 8, 2013
Como citar
DOS SANTOS JUNIOR, Guataçara; WALICHINSKI, Danieli. Leitura e interpretação de gráficos no Ensino Fundamental. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 17-29, jul. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3268>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p17-29.
Seção
Artigos