Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Subsídios para Iniciação à Alfabetização Científica

  • Juliana Pinto Viecheneski UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Carletto UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa em andamento sobre a importância do ensino de ciências e da iniciação à alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental. Objetiva apresentar as contribuições de uma sequência didática para a iniciação à alfabetização científica de alunos em processo de alfabetização da língua materna. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa, junto a crianças do 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ponta Grossa - PR. Os principais resultados demonstram progressivo avanço dos alunos na participação, curiosidade, questionamento e interesse pela aprendizagem, indicando que uma sequência didática aplicada ao ensino de ciências, articulada ao processo de aquisição da língua materna torna as práticas de leitura e escrita contextualizadas e contribui para a  concretização do ensino de ciências nos anos iniciais.

Publicado
Jul 8, 2013
Como citar
VIECHENESKI, Juliana Pinto; CARLETTO, Marcia Regina. Sequência Didática para o Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Subsídios para Iniciação à Alfabetização Científica. Revista Dynamis, [S.l.], v. 19, n. 1, p. 3-16, jul. 2013. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3262>. Acesso em: 07 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2013v19n1p3-16.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Alfabetização Científica; Ensino de Ciências; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.