UM RELATO DE VIVÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS E DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA

  • Humberto da Silva Oliveira Universidade Estadual da Paraíba
  • Morgana Ligia de Farias Freire Universidade Estadual da Paraíba
  • Filomena Maria Gonçalves da S. Cordeiro Moita Universidade Estadual da Paraíba
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p74-83

Resumo

Este texto tem como objetivo relatar uma vivência em sala de aula, feita na tentativa de aplicar a Teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel, utilizando o software Modellus, em conjunto com a aplicação de mapas conceituais no estudo do movimento dos projéteis. Foi aplicado em uma turma do 1º ano do ensino médio, seguindo-se as orientações do PCN+ para o ensino de Física. Os resultados revelaram que a abordagem utilizada no processo de ensino e aprendizagem, para a apresentação do conteúdo, possibilitou uma participação mais ativa dos alunos, que demonstraram interesse e curiosidade em manusear o computador para explorar os conceitos estudados em sala de aula.
Publicado
Nov 4, 2015
Como citar
OLIVEIRA, Humberto da Silva; FREIRE, Morgana Ligia de Farias; MOITA, Filomena Maria Gonçalves da S. Cordeiro. UM RELATO DE VIVÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE MODELLUS E DE MAPAS CONCEITUAIS NO ENSINO DE FÍSICA. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 74-83, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3252>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p74-83.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Física. Modellus. Mapas conceituais. Aprendizagem significativa