APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O SISTEMA LOCOMOTOR NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES

  • Simony Suely Paes Souza ICB-UFPA
  • Andre Ribeiro Santana ICB-UFPA
  • Luiza Nakayama ICB-UFPA
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName## http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p39-53

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi descrever e avaliar qualitativamente as atividades sequenciais utilizadas no ensino do sistema locomotor, para estudantes de sétima série, tendo como motivações principais oportunizar aprendizagens significativas. Programamos cinco momentos: 1. Distribuição dos ossos e músculos no molde do corpo humano; 2. Visita à Academia de Ginástica Z; 3. Aula ministrada na quadra de esportes da escola; 4. Releitura crítica do livro didático e 5. Produção de um CD-ROM. Concluímos que aulas planejadas na perspectiva da interdisciplinaridade propiciam uma aprendizagem significativa, quando levam em consideração conhecimentos prévios e nas quais os alunos têm a oportunidade de compartilhar dúvidas, opiniões e, literalmente, manusear neste processo, para construir respostas vinculadas às apreensões dos conteúdos abordados. Neste processo, é necessário que o professor esteja atento, avaliando os alunos em todos os momentos e fazendo autorreflexão, a fim de aperfeiçoar competências e habilidades.

Publicado
Nov 4, 2015
Como citar
SOUZA, Simony Suely Paes; SANTANA, Andre Ribeiro; NAKAYAMA, Luiza. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O SISTEMA LOCOMOTOR NO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. Revista Dynamis, [S.l.], v. 20, n. 1, p. 39-53, nov. 2015. ISSN 1982-4866. Disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/3247>. Acesso em: 06 dez. 2021. doi: http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2014v20n1p39-53.
Seção
Artigos

Palavras-chave

Sistema músculo-esquelético; Ensino-aprendizagem.